A corrente russa é um aparelho de eletroestimulação que promove uma contração dos músculos promovendo um aumento da força e aumento do volume muscular, sendo muito utilizado na fisioterapia no tratamento de pessoas que não conseguem contrair o músculo de forma efetiva, como no caso das pessoas que tiveram AVC ou que são paraplégicos, por exemplo.
Como esse aparelho promove o aumento da força muscular, a corrente russa também tem sido utilizada por atletas para melhorar a performance e para fins estéticos com o objetivo de fortalecer os músculos abdominais, por exemplo. No entanto essa utilização ainda é discutida e os efeitos alcançados apenas pela corrente russa são considerados inferiores aos alcançados através da atividade física.
A corrente russa é utilizada principalmente na fisioterapia no processo de reabilitação de pessoas que não conseguem contrair os músculos corretamente, como no caso de AVC, atrofia muscular e paraplegia, por exemplo. Nesses casos, o número de sessões depende da situação muscular de cada pessoa, podendo ser realizadas sessões diárias com duração de 10 a 15 minutos.
A corrente russa também pode ser utilizada para fins estéticos para fortalecer os abdominais, glúteos e pernas, e para melhorar a performance do atleta, já que promove a contração muscular, tendo como resultado aumento da força e da resistência. Nesses casos, a orientação é que a pessoa continue a praticar atividade física regular e a corrente seja aplicada no músculo que necessita de uma contração muscular mais forte.